sexta-feira, 19 de junho de 2009

Liberdade (versus) Libertinagem


Liberdade é ser livre e ter livres escolhas e muitas vezes essas escolhas são para o próprio ego. As pessoas gostam de dizer que são livres, que fazem o que querem o que bem entender. Mas não reconhecem que são escravas das palavras ditas, dos atos feitos, da infelicidade, dos vícios. Essas pessoas são libertinas enquanto se dizem livres.

A liberdade segue junta com a verdade. Eu creio que somos livres quando cremos no Deus divino e morremos para essas coisas do mundo que nos escraviza. E não quando estou fazendo o que eu quero sem olhar pros lados e sem ver quem pode não ser beneficiado com meus atos.

Não acredito que seja liberdade usar drogas, viver com vícios, falar o que pensa. Não posso viver sem respeitar os direitos dos outros. A partir disso, as pessoas deixam de ser livres e se tornam libertinos. Enquanto o homem for escravo da sua carne, este ainda não será livre.

A liberdade não está em ser livre e fazer o que quer. No momento em que gera dor, sofrimento e não cumpri com a verdade, deixa de ser liberdade para ser libertinagem. Um homem que escolhe seus próprios caminhos se sujeita a ser escravo e ser libertino, mas o homem que escolhe seguir de acordo com o caminhar em Deus, este sim será livre.

As pessoas entram na igreja e depara-se com limitações do que é certo ou errado, do que pode ou não pode, fracassam na busca em Deus por que não se entregam verdadeiramente, não abre a cabeça pra entender o porquê de todas as limitações. Deus te quer livre e não libertino. Te quer verdade e não mentira. Te quer humilde. Quer o melhor pra sua vida isso inclui alma, coração e carne.

Eu acredito na liberdade até não ferir meu próximo. Até não atingir o meu irmão. Eu acredito na liberdade que respeita opiniões, mas que não tira sarro do outro, não imoraliza o próximo, não prejudica. Liberdade é virtude, é verdade, é cumplicidade é fazer o bem.
[JayC]

Um comentário:

Fê Marinho disse...

Oi Jay,
faço parte da comunidade da Tati Bernardi e vi o link do seu blog no fórum. Leitoras de Tati sempre tem um pouquinho dela em seus textos, e eu gostei daqui. Passarei mais vezes.
Acredito que a liberrdade termina onde começa a do próximo.
Beijo